sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sobre os principais usos da crase

O que é crase?

Crase é a fusão do artigo "a" com a preposição "a", ou seja "a" com acento grave: à.

Exemplo:
Fui a + a praia.

Fui à praia.

Quais são os outros casos em que usamos crase?

  • Na fusão da preposição "a" com o "a" dos pronomes demonstrativos "aquele", "aqueles", "aquela", "aquelas" e "aquilo".
Exemplo:
Fui a + aquela empresa.

Fui àquela empresa.


Diga a + aqueles garotos que s escola está fechada.

Diga àqueles garotos que s escola está fechada.



  • Na fusão da preposição "a" com o pronome demonstrativo "a".
Exemplo:

Aquela roupa é igual a + a que usei ontem.

Aquela roupa é igual à que usei ontem.

  • Na fusão da preposição "a" com o "a" dos pronomes relativos "a qual" e "as quais".
Exemplo:
A atriz a + a qual me referi está linda.

A atriz à qual me referi está linda.

____________________________________________________________________________

Dicas

 1- Substitua a palavra anterior ao a ou as por um vocábulo masculino. Se o a ou as se transformarem em ao ou aos, existe crase, do contrário, não. 
Exemplo:
A menina deu o recado à mãe.

A menina deu o recado ao pai.

2- A combinação de outras preposições com o artigo feminino a indica que o a ou as devem ser craseados.
Exemplo:

Emprestou o vestido à amiga.

Emprestou o vestido para a amiga.


Chegarei às 9 horas.

Chegarei pelas 9 horas.

3- No caso de nomes geográficos ou de lugar.
 a-substitua o a ou as por para. Se o certo for para a, há crase.

Exemplo:
Vou à Bahia.

Vou para a Bahia.


Vou a Brasilia.

Vou para Brasilia.


ou b-Empregue a forma voltar de.
 * Se o de de transformar em da, há crase no a, caso contrário, não há crase.


Foi à Bahia.

Volto da Bahia.


Vou a Pernambuco.

Volto de Pernambuco.


4- Nas indicações de horas, quando for possível empregar a expressão ao meio dia, devemos colocar crase.

Exemplo:
Chegou às 8 horas.

Chegou ao meio dia.


O ensaio foi marcado para as 8 horas.

O ensaio foi marcado para o meio dia.

5- Antes de palavras masculinas se indicar "à moda de".

Exemplo:

Usei um sapato à Luis XV.



Não haverá crase:

1-Antes de palavra de sentido indefinido uma(s), alguma(s), cada, toda(s), várias etc...

Exemplo:

Fui a uma casa.

* diante das palavras "casa" e "distância" quando não estiverem especificadas.

Voltou a casa.

Voltou à casa dos pais. (especificada)


Vi mamãe a distância.

Andei à distância de 2 Km. (especificado)

2-Nas expressões formadas com a repetição do mesmo termo, como: cara a cara, boca a boca, face a face.

Exemplo:

Fiquei cara a cara com o ladrão.

Indicação:

Veja o vídeo do youtube sobre o assunto :



Crase facultativa:

1- Antes de pronomes possessivos adjetivos femininos: minha, minhas, tua, tuas, sua, suas, nossa, nossas, vossa, vossas.

Exemplo:
Mandei a carta a / à sua casa.

2-Antes de nome feminino de pessoa.

Exemplo:

Falei a /à Maria.

3- Depois da preposição até.

Exemplo:

Fui até a/ à estante.















Nenhum comentário:

Postar um comentário